top of page

SINTA-SE

O corpo pode ser compreendido por dois lados: lado lógico-racional e lado sensoperceptivo. O nosso lado lógico-racional é o nosso lado prático, da racionalidade, o nosso lado consciente. Nosso lado pensante da história.



Do outro lado temos o sensoperceptivo. Essa sensibilidade sensorial condiz com os cinco órgãos dos sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar. É assim que recebemos as informações do meio externo e percebemos o mundo. O cérebro recebe e processa todas essas informações e envia uma resposta, como a fome, sorriso, choro, prazer, assim como as dores. Sendo assim, sempre há um estímulo sensorial entrando no nosso corpo e uma resposta saindo, porém, não controlamos esses estímulos e tampouco conseguimos saber como nosso cérebro responderá a cada um deles.


Esses dois lados deveriam estar igualmente balanceados e equilibrados para mantermos uma boa saúde corporal, porém, ao contrário do que muitos imaginam, temos uma tendência em desenvolver muito mais o nosso lado lógico-racional. Claro! Temos a grande ilusão de tentarmos controlar o corpo o tempo todo. É muito mais fácil e “seguro” pensar do que sentir. Porém, não percebemos que assim caímos em nossa rotina. Fazemos sempre as mesmas coisas, nas mesmas sequências, assistimos aos mesmos programas de TV, ouvimos os mesmos estilos musicais, comemos as mesmas comidas, enfim, deixamos de experimentar coisas novas para sermos práticos e ganharmos tempo. E quanto ao tempo? Infelizmente não damos ao corpo o tempo que ele precisa.


Trabalhar com o universo da dor é trazer este despertar a cada paciente. É ensiná-lo a prestar atenção, de sentir-se e descobrir-se. É torná-lo capaz de sentir o movimento de cada respiração, do toque, leve e profundo, é ser capaz de voltar a se ouvir, ouvir o som da própria voz, de voltar a enxergar sem máscaras, sem lentes, e voltar a ver o que estava escondido, abafado e pressionado pela mente e pelas escolhas. É ser capaz de voltar a sentir o sabor da vida, o prazer que podemos encontrar nela e na sua simplicidade. Sem julgamentos e pré-conceitos. Sem regras e sem paradigmas. Apenas SENTINDO. É libertador!


O corpo fica leve. Leve para caminhar e fazer novas escolhas. Trilhar novos caminhos e seguir com mais confiança. Sendo simplesmente LIVRE!


Ajude seus amigos enviando essas dicas e curiosidades!


Dra Ana Paula Grilo Salmaso

Fisioterapeuta

Crefito 3 119033-F


Siga nas mídias sociais

@draanapaulasalmaso


109 views
bottom of page