Inverno



O inverno é a época do ano em que tudo na natureza fica mais lento. É o final do ciclo das estações, onde sol diminui, os campos ficam sem cultivo, os animais hibernam, as semente das plantas ficam latentes prontas para germinar na próxima estação e se faz presente a quietude do gelo.


E o nosso também faz parte de todo esse processo. O frio induz diminuição do ritmo, tornando o movimento mais lento ou até restrito. A água é responsável por 55 a 60% do peso corporal de um adulto e é o que mantém as articulações flexíveis e maleáveis. Com a chegada do frio é comum observar aumento da contração muscular e menor hidratação nas articulações e discos intervertebrais, o que pode resultar em um quadro mais acentuado de dor.

No inverno, os dias são curtos e a noite cai mais cedo. Aproveite o ritmo para dormir mais cedo e preservar suas energias.


Por estar diretamente ligado ao movimento das águas, o inverno traz a regência dos Rins e da Bexiga. Você já reparou que com a chegada dele você vai mais ao banheiro? A produção de urina está diretamente relacionada à ingestão de líquidos, temperatura e umidade do ar. Normalmente, com o clima mais frio e seco, ocorre menor transpiração pela pele e diminuição da perda de líquido durante a respiração. Assim, acumula-se mais urina na bexiga o que pode acarretar no aumento da frequência urinária. Mas fique de olho! Veja se está indo mais de 10 vezes ao banheiro durante o dia e se há desconforto ao urinar! É uma época propícia para o aumento das queixas do trato genito-urinário.


Aproveite esta estação para realizar um retiro profundo! Empregue um pouco de tempo para tentar descobrir quais dentre suas ideias e metas ainda cochilam no escuro e por que até agora você não ousou concretizá-las. Frio em excesso congela. Pode trazer insegurança, medo e angústia! Faça o repouso dentro de si! Experimente fazer do seu corpo o seu abrigo, o seu apoio e sua segurança! Acolha-se!


Artigo produzido em parceria pelas profissionais interdisciplinares da Equipe da Clínica Quanta:


Dra Ana Paula Grilo Salmaso – Fisioterapeuta especialista no tratamento da Dor @draanapaulasalmaso www.draanapaulasalmaso.com.br


Dra Emily Polessi – Fisioterapeuta Pélvica especializada em Saúde da Mulher e da Criança @emilypolessi


Mailde Tripoli – Consteladora Sistêmica e Arteterapeuta

@maildetripoli

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo