top of page

FLORESÇA NESTA PRIMAVERA!

Updated: May 23, 2023



A primavera é uma época do ano em que a vida está brotando.


A vida está pronta para se revelar, lançar-se e florescer. A mesma energia que impulsiona as mudanças no movimento ascendente também impulsiona o nosso corpo, para iniciarmos o crescimento, as mudanças e a determinação para alcançar esse desenvolvimento.

Para celebrar o início da Primavera, gostaria de compartilhar o relato que recebi de uma paciente, que chegou ao consultório com a queixa de dor na cervical devido a uma protrusão discal e que na sua linda jornada, despertou!


“Em 2014 tive uma protrusão de disco na cervical e cheguei na Ana Paula em 2015 para fazer RPG, já tinha passado por muitos exames e outras fisioterapias sem sucesso, eu não aguentava mais aquela dor no ombro. Acabei me interessando pela terapia de somato (somatização) já que tinha tentado outras terapias e remédios sem sucesso. Foi quando começou minha jornada de autoconhecimento. Uma das primeiras sessões ela disse para perceber como eu era e me sentir como uma arvore e em pé, de olhos fechados para eu descrever, comecei dizendo que tinha um tronco grosso, forte e que não tinha folhas e não me mexia, nem com o vento, ali era a minha descrição, cheia de regras, conceitos engessados que não sei como fui ficando rígida com tudo, comigo e com a vida... Em outra sessão me deu vários alimentos pra experimentar, não sentia gosto de nada, como se fosse areia. E aí fui descobrindo que eu não tinha comida e cor favorita e não sentia nada, pois eu vivia no automático. Passei por 2 anos de sessões e descobertas e tive a alta que achava que nunca iria ter. Um mês depois estava grávida. Muita coisa aconteceu e em 2019 a minha dor no ombro voltou sem eu fazer nada,mas, já sabia o caminho e voltei pras sessões. Quando dizem que quando nasce uma criança, nasce uma mãe ...sim, nasce outra pessoa, cheia de duvidas, culpas e uma vontade imensa de não errar...e aparecem problemas. No meio do caminho já não sentia mais a dor, já que eu e meu corpo estávamos mais conectados do que no começo. E assim foi passando o tempo, fui me permitindo experimentar sensações e estar presente em minha vida. Passei por problemas e chegou num ponto que a Ana Paula sugeriu passar com um psicólogo para me ajudar, mesmo achando que eu não precisava, fui ! Foi outro processo, as vezes difícil, mas necessário pra quem quer evoluir. Em um das últimas sessões, agora em 2021, senti meu corpo um pouco torto na maca, cabeça e braços, e a Ana Paula pediu pra eu descrever melhor e sem pensar, descrevi uma árvore, com galhos e folhas que balançavam com a brisa e muito emocionada, eu era aquela árvore que não tinha nada a ver com a do começo deste relato. Agora sentindo as sensações, vivendo o presente. O trabalho em conjunto da psicóloga com a Ana Paula foi muito bom, na verdade foi libertador, por mais que o caminho seja tortuoso e dolorido não tem felicidade maior que encontrar a luz no final do túnel. Agradeço muito à Ana Paula por ter me guiado neste processo, pois agora sou mais colorida, sinto meus pés quando estou andando, consigo sentir emoções, posso decidir pelo o que quero e posso ser uma mãe e uma pessoa melhor. Cheguei até aqui sem medo do que poderia vir e não desisti de mim. Bem-vindos meus próximos melhores anos da minha vida”.


Lindo relato, não? Aproveite a chegada da Primavera para caminhar em algum lugar de natureza aberta, entre árvores, flores, margem de um rio, riacho ou lago, em um parque ou mesmo uma praça. Aproveite essa linda estação para experimentar o vento tocar o seu corpo. Sinta-se! Permita-se! Prove frutas mais azedas. Pratique a bondade. Grite ao ar livre quando sentir vontade. Abra bem os olhos! Observe todo o encanto desta estação!


Dra Ana Paula Grilo Salmaso Fisioterapeuta Crefito 3 119033-F www.draanapaulasalmaso.com.br


Siga nas mídias sociais @draanapaulasalmaso


355 views
bottom of page