top of page

A DOR JOGA A SEU FAVOR!

Updated: Jun 8, 2020

A dor é uma ação, uma resposta, como a fome, sede e desejo em dormir.


Estas respostas são apresentadas pelo nosso corpo como sistema de sobrevivência e proteção ao nosso organismo.

Ela nos ensina que o fogo queima, objetos cortantes machucam e isso serve para nos alertar do perigo e lesões. Sem ela, jamais conseguiríamos evitar estes incidentes. Apesar de nos proteger, ela é desgastante e dependendo da intensidade e duração pode causar grandes impactos na qualidade de vida.

Hoje a dor é definida como uma experiência sensorial e emocional desagradável associada a uma lesão tecidual. Isso quer dizer que a dor pode ser uma resposta a ameaças físicas como mencionadas anteriormente, assim como uma resposta a situações ou conflitos do dia-a-dia como problemas financeiros, no trabalho, conjugais ou inclusive por distúrbios emocionais como ansiedade, medo, angústia, depressão, falta de prazer, distúrbios do sono além de desamparo _ ausência de ajuda ou falta de proteção.

Essa nova definição engloba a rica e estreita relação entre o corpo e as emoções. Isso explica quando você faz um corte no dedo e quando olha para ele assusta e somente a partir daí começa a sentir a dor, ou então em um momento de muita tensão e estresse a dor aumenta imediatamente, assim como em um dia de muita dor ao rir ou se distrair com amigos, a dor alivia.

Portanto, ouvir a pessoa acometida com a dor, acolher e compreender suas reações emocionais diante do adoecimento é fundamental no sucesso do tratamento.

Cuidar da dor é cuidar da alma. Os sentimentos e emoções reprimidos gritam, explodem e se manifestam de uma mesma forma... DOR!

Ajude seus amigos enviando essas dicas e curiosidades!


Dra Ana Paula Grilo Salmaso

Fisioterapeuta

Crefito 3 119033-F


Siga nas mídias sociais

@draanapaulasalmaso


233 views
bottom of page